segunda-feira, 24 de junho de 2013

21 de julho de 1914 - A Seleção Brasileira em campo pela 1ª vez

A primeira vez da Seleção Brasileira de Futebol foi em 21 de julho de 1914. Com seu uniforme inteiramente branco, e sob o brasão da Federação Brasileira de Sports (FBS), o Brasil entrou em campo, no Estádio das Laranjeiras, recebendo a visita do Exeter City, da Inglaterra. O público daquela tarde foi de pouco mais de três mil espectadores.


Os jogadores brasileiros convocados para aquele jogo eram um misto de cariocas e paulistanos. O técnico, capitão e jogador (os três ao mesmo tempo, já que a organização tática era extremamente simples) era o paulistano Sylvio Lagreca, que era do time do São Bento, clube já extinto da capital paulista. Eis os jogadores chamados para defender o Brasil: Marcos Carneiro de Mendonça (Fluminense), Píndaro de Carvalho (Flamengo), Nery (Flamengo), Sylvio Lagreca (São Bento-SP), Rubens Salles (Paulistano), os irmãos Rolando De Lamare e Abelardo De Lamare (ambos do Botafogo), Oswaldo Gomes (Fluminense), Arthur Friedenreich (Ypiranga-SP), Osman (América-RJ) e Formiga (Ypiranga-SP).

O adversário - Exeter City - de camisa vermelha e branca

O futebol foi introduzido no Brasil em 1895 por Charles Miller, filho de escoceses – seu pai emigrou para trabalhar na São Paulo Railway Company. Miller foi estudar em Hampshire, na Inglaterra, e quando voltou trouxe de lá bolas de futebol e um livro de regras. Montou a equipe do São Paulo Athletic e organizou os primeiros torneios. O primeiro jogo que organizou, no Braz, em 14 de abril, foi entre os times da Companhia Ferroviária e da Companhia de Gás.

Há controvérsia quanto à primeira partida jogada no Brasil, alguns historiadores defendem que o primeiro jogo no país aconteceu um ano antes da partida organizada por Charles Miller, dentro da Fábrica de Tecidos Bangu, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, em jogos organizados pelo escocês emigrado Thomas Donohoe.

O fato incontestável é que o primeiro torneio foi o Campeonato Paulista de 1902, cujo campeão foi o São Paulo Athletic, e o principal jogador foi Charles Miller. Ele e seu time foram tri-campeões paulista em 1902-1903-1904.

No Rio de Janeiro, então capital da república, o primeiro Campeonato Carioca ocorreu em 1906 e foi vencido pelo Fluminense, que ao lado do Botafogo Futebol Clube, dominou as primeiras competições no Rio. Em Minas Gerais, o primeiro de futebol foi jogado só em 1915, mesmo ano do primeiro Campeonato Pernambucano. Em Porto Alegre, o primeiro Campeonato Gaúcho ocorreu só em 1919, todos eles, portanto, só depois do primeiro jogo da Seleção Brasileira.

A Seleção Brasileira que enfrentou o Exeter City

Ficha Técnica
BRASIL 2 x 0 EXETER CITY
Gols: Oswaldo Gomes (28’1T) e Osman (36’1T)

BRASIL: Marcos de Mendonça, Píndaro de Carvalho e Nery; Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Arthur Friendereich, Osman e Formiga.

EXETER CITY: Reginald Loran, Jack Fort e Samuel Strettle; Jimmy Rigby, James Lagan e Augustus Hardim; Harold Holt, Fred Whittaker, William Hunter, William Lovett e Fred Goodwin.



Brasil vs Exeter City em 1914

Um comentário:

  1. Até hoje não aceito o fato de termos abandonado um escudo que qualquer país ostentaria com orgulho pra sempre (aquele da taça), pra voltarmos ao padrão de antes.

    ResponderExcluir